O deputado João Castro foi indicado pelo Grupo Parlamentar do Partido Socialista (GPPS) na Assembleia da República para coordenar a Comissão Permanente de Agricultura e Mar, que integra como efetivo, à semelhança da legislatura anterior.
Esta proposta, que será votada pelo GPPS, colocará os Açores em posição de relevo, quer dentro do próprio grupo parlamentar quer em matérias de importância central para a economia da Região.
“Esta indicação pelo Grupo Parlamentar, é interpretada como um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, num reforço da responsabilidade da coordenação de duas áreas de extrema importância para os Açores, a Agricultura e o Mar”, afirmou o deputado.
Na ocasião, João Castro acrescentou ainda que "importa aguardar pelo ato eleitoral" previsto para dia 7 de novembro, sobre este mesmo assunto”.
No que diz respeito à constituição das Comissões Parlamentares na Assembleia da República, os deputados eleitos pelo PS/Açores integram ainda cinco comissões, como membros efetivos.
Nesse sentido, a deputada Isabel Almeida Rodrigues integra as Comissões de Assuntos Constitucionais, Direito, Liberdades e Garantias, bem como a Comissão de Assuntos Europeus.
Já a deputada Lara Martinho volta a fazer parte, neste mandato, da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas.